7 de julho de 2006 - 17:40

Doença misteriosa pode ter matado 18 pessoas no Maranhão

Uma síndrome neurológica desconhecida pode ter matado 18 pessoas no Maranhão. A maioria das vítimas trabalhava na zona rural, no sudoeste do Estado. De fevereiro até hoje, outras 80 pessoas em 18 municípios podem ter sido atingidas pela doença misteriosa. O superintendente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, Henrique Jorge dos Santos, confirma as estimativas mas disse que apenas 13 mortes da possível síndrome foram confirmadas.

Os casos mais recentes de vítimas da possível doença misteriosa foram identificados nos municípios de Santa Luzia do Tide e Alto Alegre do Pindaré. Em Santa Luzia do Tide 10 pessoas apresentaram sintomas semelhantes ao da síndrome. Cinco morreram e cinco continuam internadas. Em Alto Alegre do Pindaré dois pacientes apresentaram os sintomas semelhantes aos da síndrome neurológica desconhecida. Eles foram medicados em São Luís e já voltaram para casa, onde passam bem segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Sexta-feira passada cinqüenta e cinco possíveis vítimas da síndrome foram examinadas por quatro neurologistas de São Paulo. Os resultados dos exames devem ficar prontos em vinte dias, segundo o superintendente.

Três técnicos do Ministério da Saúde continuam em Imperatriz, sul do Maranhão, acompanhando os doentes. Na próxima segunda-feira eles se reunirão com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão para avaliar o avanço da síndrome no Estado.

A doença misteriosa começou a ser investigada em maio. Os médicos já descobriram que a doença não é transmissível, mas ainda não sabem quais são suas causas. Segundo o superintendente de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Maranhão, Henrique Jorge dos Santos,¿as hipóteses dos neurologistas são de que a doença possa estar sendo causada por deficiência de vitamina B1, alcoolismo ou intoxicação por agrotóxico¿, disse.

 

 

Terra Redação