7 de julho de 2006 - 16:48

FIA muda regras dos treinos classificatórios da Fórmula 1

Em caráter de urgência, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu alterar nesta sexta-feira algumas regras dos treinos classificatórios da Fórmula 1. Essas modificações já entrarão em vigor na próxima semana, quando será realizado o Grande Prêmio da França, a 11ª corrida da temporada.

As duas primeiras partes dos treinos classificatórios (Q1 e Q2) continuam iguais. As mudanças só acontecerão na terceira parte (Q3), onde somente os dez melhores pilotos brigam pela pole. A partir de agora, as equipes só terão 15 minutos para concluírem a sessão (antes eram 20). Outro ponto acertado na reunião é o de que as equipes não poderão mais reabastecer os carros antes do início da Q3.

As pausas de uma sessão a outra também foram alteradas. O intervalo de 5 minutos entre as sessões Q1 e Q2 foi elevado para 7, enquanto de Q2 para Q3 subiu para 8. A FIA também decidiu mexer no tempo destinado para a troca de pneus antes da largada - ele diminuiu de 5 para 3 minutos.

As novas medidas da FIA tentam evitar que as equipes utilizem os primeiros dez minutos da sessão Q3 para "queimar" combustível na pista, deixando a briga pela pole position só para os últimos instantes dos treinos.

 

 

Estadão