26 de agosto de 2004 - 13:00

Refrigerante aumenta em 80% risco de diabetes, diz estudo

Cientistas comprovaram pela primeira vez uma relação direta entre consumo diário de refrigerantes, ganho de peso e diabetes, segundo estudos publicados no "Journal of the American Medical Association".

De acordo com as pesquisas, o risco de desenvolver a doença é 80% maior para as pessoas que consomem este tipo de bebida pelo menos uma vez por dia.

O estudo realizado com 91 mil mulheres mostra que, em um período de nove anos, houve forte variação de peso entre as que aumentaram o consumo de refrigerante de uma vez por semana para pelo menos uma vez por dia, com ganho de nove quilos, em média.

Além disso, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 mostrou-se 83% maior para as que consumiam a bebida adocicada diariamente, em relação ao grupo que só bebia uma vez por mês.

"Nossos resultados sugerem que o consumo freqüente de bebidas açucaradas pode ser associado ao ganho de peso e à diabetes tipo 2 por fornecer um excesso de calorias e uma grande quantidade de açúcar rapidamente assimilada pelo organismo", escrevem os autores do estudo.

Os pesquisadores recomendam, no quadro da luta contra a obesidade e a diabetes, "reduzir o consumo de bebidas açucaradas". A obesidade e a diabetes estão aumentando nos Estados Unidos, coincidindo com a alta de 61% no consumo de refrigerantes entre adultos entre 1977 e 1997. Entre os adolescentes, este número mais que dobrou no mesmo período, de acordo com os pesquisadores.

Os refrigerantes são a principal fonte de açúcar na dieta alimentar nos Estados Unidos. Eles aumentam o risco de diabetes devido ao alto teor de frutose do xarope de milho, que faz a taxa de glicose no sangue subir.
 
Folha Online