6 de julho de 2006 - 14:48

II Feira de Sementes Crioula será realizada em Jutí

A II Feira de Sementes Crioula promovida pela Federação da Agricultura Familiar e a Comissão Pastoral da Terra, será realizada nos dias 15 e 16 de julho, na escola municipal, Doraci Freitas Fernandes, em Jutí.
A feira se objetiva em oportunizar as sementes crioulas, através de vendas, oficinas para agricultores para o incentivo do uso da semente criola a exposição de plantas utilizada pela medicina alternativa.
Os organizadores esperam para este ano mais de 2 mil pessoas, com a participação de agricultores de todo o estado e com trocas de informações com agricultores de outras regiões do país.
As sementes crioulas são adaptadas em condições locais, que segundo um dos organizadores Wagner José da Rosa, são produzidas pelo próprio agricultor. “O uso dessa semente suspende o uso dos grãos geneticamente modificados”, explica Wagner.
Este método mais antigo e tradicional de seleção envolve, ao mesmo tempo, o organismo da planta e a seleção à campo. Apesar de ser um processo relativamente lento e mais variável em seus resultados, tem a vantagem de ser mais semelhante à seleção natural na forma como ocorre em ecossistemas naturais.
Para a feira é confirmada a participação do diretor da CONAB (Compania Nacional de Abastecimento), Silvio Porto, Secretário da Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Walter Biachini, Diretor de Gestão Ambiental e Territorial, Roberto Vizentim e ainda a confirmar a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
 
Dourados News