6 de julho de 2006 - 14:03

Missão Européia chega na 6ª para avaliar medidas sanitárias

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (iagro) recebe na sexta-feira a Missão Européia que chega ao Estado para visitar a região Sul de Mato Grosso do Sul, Japorã, Mundo Novo e Eldorado. O objetivo dessa visita é saber como Mato Grosso do Sul eliminou o problema da febre aftosa no Estado.

A Missão Européia deve permanecer na região por 12 dias, vistoriando propriedades e verificando a relação que o Brasil possui com o Paraguai e vendo as operações realizadas pela Iagro na fronteira, para a contenção da febre aftosa.

Segundo João Cavalléro, diretor-presidente da Iagro, “não temos problemas de febre aftosa no Estado. Problemas clínicos de febre aftosa nós não temos. O que nós temos que fazer agora, é a parte final do trabalho, que é medir a circulação viral. É medir se os animais estão com o vírus, mas não estão doentes, isso com testes laboratoriais, que nós estamos fazendo, já coletamos o material".

Cavalléro disse que já foram coletadas e enviadas 8 mil amostras de animais de 68 municípios ao laboratório do Rio Grande do Sul, Em Porto Alegre. "Com isso, nós temos a certeza de que nós não temos a circulação viral. É um outro trabalho que não é a doença clínica. É saber se o vírus está circulando.”

Ainda segundo Cavalléro até o final da visita da Missão Européia deve ser apresentado ao grupo o resultado final dos testes de laboratório.

A Missão chega na sexta-feira e só deve ir para o Sul de Mato Grosso do Sul na segunda-feira, dia 10 de julho, onde deve visitar o escritório local da Iagro em Eldorado e também as revendas de produtos veterinários. Os técnicos permanecem até dia 14 no Estado e depois vão a Brasília.
 
 
Agência Popular