6 de julho de 2006 - 10:45

Feira do Mel divulga produtos apícolas de Mato Grosso do Sul

A Feira do Mel é uma oportunidade para os apicultores de Campo Grande fecharem negócios, e para os consumidores comprarem mel e derivados, com qualidade garantida. O evento é promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Apicultores (ASA), com o apoio do Sebrae em Mato Grosso do Sul, e está em sua 6ª edição. A Feira teve início no dia 2 de julho, na Praça do Rádio Clube, e vai até o dia 12.

Segundo o gestor de Apicultura do Sebrae, Vamilton Furtado dos Santos Júnior, a Feira ajuda a divulgar os produtos apícolas, e a apicultura, além de melhorar a comercialização da produção de mel no município. “Durante a feira os produtores têm a oportunidade de mostrar os benefícios do produto, que atualmente já é incluído na merenda escolar”.

Atualmente cerca de 1.040 produtores são atendidos através do Projeto de Apicultura Integrada e Sustentável (APIS). A produção de mel no Estado está estimada em 850 toneladas ao ano. São 28 mil colméias que produzem cada uma, 25 quilos por ano. Os apicultores trabalham de forma organizada através da Federação das Associações de Apicultores de Mato Grosso do Sul, Câmara Setorial Consultiva de Apicultura e 15 Associações.

Em Mato Grosso do Sul o Programa de Desenvolvimento da Apicultura está integrado à Gestão Estratégica Orientada para Resultados , adotada pelo Sebrae e parceiros para monitorar e avaliar os resultados. A Gestão é uma nova metodologia de trabalho elaborada pelo Sebrae Nacional que ajuda no gerenciamento de projetos, tornando as ações mais efetivas e transparentes para a sociedade. Com o projeto os apicultores pretendem aumentar a produção e a produtividade de cada colméia por ano em 20% até 2006, e em 50% até 2007.

 

 

Fátima News