26 de agosto de 2004 - 09:56

Isenção beneficia 86% dos inscritos no Enem 2004

De cada cem inscritos para participar da sétima edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 86 ganharam isenção da taxa de R$ 35, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (26/8) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da educação).

Neste ano, 1.547.095 alunos estão inscritos para fazer a prova que será aplicada às 13h do próximo domingo (29/8). Deste total, 1.329.179 foram isentos da taxa de inscrição.

Os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio e os que já terminaram esse nível de escolarização na rede pública tiveram direito à isenção. Também foram beneficiados os estudantes carentes da rede privada.

O Enem 2004 acontece em 2.323 locais em 608 municípios de todos os Estados e Distrito Federal. Em São Paulo, serão 560 pontos de aplicação do exame, sendo a unidade da federação com maior número de locais de prova, e também a maior quantidade de inscritos (488.446).

O inscrito que não recebeu ou perdeu o cartão de confirmação de inscrição deverá verificar, antecipadamente, o local de realização da prova na escola ou agência dos Correios onde fez a sua inscrição. Também poderá ligar para o telefone 0800-616161 (ligação gratuita) ou acessar o site do Inep.

Os atendentes do 0800 também estarão de plantão neste final de semana. O serviço telefônico funcionará no sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 8h às 13h.

No dia do exame, o inscrito deve dirigir-se ao local de prova levando documento de identidade com foto, o comprovante de inscrição, lápis e caneta preta.

Prova
A finalidade do Enem, voltado aos estudantes que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio, é oferecer uma referência para a auto-avaliação. O exame também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior. Em todo país, 455 instituições, sendo 52 públicas, utilizam os resultados do exame em seus vestibulares.

A parte objetiva da prova é constituída por 63 questões de igual valor, avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas.

A redação terá a forma de texto em prosa do tipo dissertativo/argumentativo e a ela será dada uma nota global de 0 a 100, e uma nota, na mesma escala, para cada uma das cinco competências aferidas. A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados, se estiver assinada ou, sob qualquer forma, estiver personalizada.
 
UOL Educação