3 de julho de 2006 - 18:00

Festa da Fogueira de Jateí recebeu cerca de 58 mil pessoas

Pelo menos 58 mil pessoas passaram em Jateí neste final de semana, de acordo com estimativa do Coronel José Tadeu Sampaio Vieira atual Comandante do 16˚ Batalhão da Polícia Militar em Fátima do Sul, para prestigiar a 29ª Festa da Fogueira, na qual foram quatro dias de festa devido à chuva ocorrida no dia da queima (01/07).

 

Como acontecem tradicionalmente todos os anos, a abertura da festa teve início com uma grande procissão pelas ruas de Jateí até a Paróquia São Pedro, onde foi realizada uma missa de ação de graças ao padroeiro da cidade.

Seguindo a programação, após a missa aconteceu à abertura das barracas e do rodeio em touros e cavalos, com a presença de vários peões do país, realizado pela Cia de Rodeio Marca 90, na locução de Sidnei Correia locutor da Rádio Grande FM de Dourados, que lembrou o saudoso José Manfré criador da Cia Marca 90, falecido no ano passado.

 

 Participaram também da locução Cícero Jurandir munícipe de Jateí, e Cezar Paraná, do estado do Paraná.

 

No decorrer do rodeio que houve a queima da mine fogueira com show pirotécnico, desejando as boas vindas aos participantes da festa.

Logo mais para fechar a noite, com atração musical, Fênix Banda Show, com integrantes de Jateí fizeram a abertura para a realização do grandioso show com Luiz Goiano e Girsel da Viola.

 

No dia seguinte 30/06 houve a continuação do rodeio e o tão esperado show com João Haroldo e Betinho, e o show baile no salão paroquial com Fernando e Renan e Banda.

 

Na manhã de sábado 01/07 foi realizada a 1ª Cavalgada Ruralista com cavaleiros de Jateí e região, na organização da Comitiva Curva de Rio criada na cidade, e em seguida houve um almoço grande churrasco para os participantes. Logo após a cavalgada aconteceu um leilão e almoço beneficente de gado com renda revertida para a paróquia São Pedro.

 

Por conseqüência da chuva ocorrida, a queima da maior fogueira do país foi adiada para o dia seguinte (02/07) a partir das 22hs, portanto m os festejos de sábado não acabaram por aí, às 23h: 30 foi realizado o baile com o grupo Tudo de Bom de Dourados.

 

No entanto no domingo aconteceu a final do rodeio, Logo após, o pároco abençoou a fogueira e foi mais de 30 minutos de show pirotécnico na queima da maior fogueira do país com 50 metros de altura, ultrapassando cem mil tiros de fogos artifícios. Na seqüência aconteceu o show com a dupla Ricardo e Rafael e o grupo kebradeira.

 

 

CAVALGADA

A 1ª cavalgada realizada no dia 01/07, comandada pela Comitiva Curva de Rio contou com a presença de mais de 180 cavaleiros em desfile na Av Weimar Gonçalves Torres da cidade na qual havia também várias carroças enfeitadas.

A cavalgada teve inicio na saída do Sitio Escola num percurso de 7 km, na qual não foi restrita a faixa etária entre os participantes que foram ambos os sexos podendo ter participação de cavaleiros de  Jateí e região.

 

Na ocasião os participantes estavam concorrendo a premiações nos quesitos de o cavaleiro mais jovem e idoso, amazona mais bonita, traia mais arrumada e desarrumada e a comitiva mais organizada, no final aconteceu um almoço para todos os participantes e também para quem estava prestigiando.

 

TRADIÇÃO

A Festa da Fogueira de Jateí é uma tradição que neste ano completou 29 anos de comemoração em homenagem ao Padroeiro São Pedro, ela é considerada um dos maiores eventos juninos no Mato Grosso do Sul. Pessoas de toda região e até mesmo de outros estados brasileiros se fazem presente.

 

Jateí neste evento de muita importância para o município contou também com a presença de várias autoridades do estado, entre elas o deputado e presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Londres Machado (PL) juntamente com sua esposa Ilda Machado (PL) prefeita de Fátima do Sul, o deputado federal Geraldo Resende (PPS) acompanhado de sua esposa, o deputado Murilo Zauith (PFL), Marcos Hemenegildo (PT) prefeito de Vicentina e esposa, e uma comitiva vindo da cidade de Saõ João PR, composta pelo vice prefeito Vadeco, vereador Zezão, diretor da rádio São João Nélio Agostinho e outros representando o prefeito daquela cidade, que vieram a convite do prefeito Eraldo até Jateí participar dessa grandiosa e tradicional festa.