3 de julho de 2006 - 16:12

Inclusão Digital é desenvolvido pela Fafs em Fátima do Sul

Há uma busca constante em complementar o trabalho desenvolvido pela Faculdade em áreas específicas. Sabe-se que no Município de Fátima do Sul há pessoas que se deslocam a outros municípios ou regiões em busca de emprego e renda. Propõe-se, para tanto, a realização de um projeto visando a dar um suporte quanto à iniciação na informática por adolescentes de baixa renda de Fátima do Sul, desvendando alguns mistérios quanto ao uso dos computadores.

 

Ser (estar) Livre é a condição de quem tem Liberdade. Liberdade é um mérito e é uma possibilidade humana. A liberdade exige pré-requisitos e é um reconhecimento dos humanos. Minha liberdade se completa no reconhecimento do outro. Ou seja, a liberdade individual passa pela responsabilidade (dependência) do coletivo.

 

O objetivo principal deste projeto é oportunizar a jovens, entre 12 e 16 anos, advindos do Projeto Criança Feliz e da Sema, a construção de habilidades e competências na área de computação. A ênfase é em softwares considerados livres (OpenOffice / Linux) e, para a integração econômica, social e profissional, associadas a uma cultura de cidadania, contribuindo para a diminuição das disparidades sociais e na promoção de uma sociedade menos injusta, menos violenta e mais humana.

 

Visa a proporcionar conhecimento teórico-prático necessário para a inserção da informática compreendendo a monitoração de softwares. Além disso, possibilitar a qualificação profissional de jovens através de intervenção sócio-pedagógica e articular conhecimentos específicos com saberes que proporcionam competências de gestão, bem como para o exercício da cidadania, autonomia e ética profissional.

 

Este projeto é coordenado pelo professor Sergio Adelar Brun, coordenador do Curso de Administração. Está sendo desenvolvido com instrumentação teórica e prática ministrada em sala de aula por acadêmicos do curso de Administração ligados à Empresa Júnior especialmente pelos acadêmicos Evandro Alves dos Santos e Suelen Mendes Cunha, com participação do professor de informática – Cássio de Lima Marsiglia. A instrumentação visa dar suporte aos alunos no tocante aos sistemas operacionais livres abrangendo um instrumental básico, considerando a inserção dos alunos na informática. O OpenOffice é uma versão livre do Microsoft Word.

 

Além disso, possibilita à Empresa Júnior o cumprimento de um papel relevante à comunidade, demonstrando atividades de Responsabilidade Social da Fafs/Fifasul e do Curso de Administração da FAFS, proporcionando aos alunos participantes, multiplicarem os conhecimentos. Ainda, proporciona-se aos jovens a obtenção de conhecimentos de informática e competência profissional para operarem computadores na edição e formatação de textos e, monitoração de softwares utilizados nas empresas.

 

No decorrer do curso alguns jovens que se identificam mais com os computadores, podem optar profissionalmente, viabilizando atendimento a demanda local, trabalhando em micro-empresas, associações, cooperativas, etc.. Espera-se que estas instituições sejam parceiras na continuidade do trabalho, especialmente, pelo aumento da auto-estima dos jovens que participam do projeto e, pela participação e contribuição à comunidade e melhoria no relacionamento familiar e social que este projeto proporciona.
 
 
 
 
Fátima News