3 de julho de 2006 - 08:48

China já é a 4a. economia do mundo, diz Banco Mundial

A China ultrapassou por uma pequena margem a Grã-Bretanha e se tornou a quarta maior economia do mundo, de acordo com os últimos cálculos do Banco Mundial.

O Banco Mundial disse que, de acordo com sua avaliação oficial, a China produziu 2,26 trilhões de dólares em receita no ano de 2005. O valor corresponde a 94 milhões de dólares a mais — ou apenas 0,004 por cento — que a economia britânica.

A China ultrapassou confortavelmente a Grã-Bretanha, no ano passado, tomando-se como base o produto interno bruto de cada país, convertido em dólares norte-americanos, de acordo com as taxas cambiais atuais.

Mas o ranqueamento do Banco Mundial mede o índice nacional de riqueza e o converte ao dólar usando o método "Atlas" de conversão monetária, que atenua as flutuações cambiais ao utilizar uma média de três anos.

O índice nacional de riqueza abrange o produto interno bruto mais a entrada de receita bruta como rendas, lucros e salários do exterior.

Os Estados Unidos, o Japão e a Alemanha continuam as três maiores economias do mundo, respectivamente, de acordo com o Banco Mundial, que colocou sua lista de 2005 em seu site na Internet (www.worldbank.org).

O Brasil aparece na 14a. posição, com uma receita de 644,133 bilhões de dólares.

 

Terra