30 de junho de 2006 - 07:09

Convenções selam hoje destino de André e Delcídio

Os principais protagonistas das eleições 2006 realizam nesta sexta-feira, data limite para definição das coligações eleitorais e para o lançamento de candidaturas, as convenções partidárias. Ao todo, dez siglas fazem encontros, dentre elas estão PMDB, PT, PFL, PSDB, PTB e PL, sendo que o PMDB realiza a convenção durante todo o dia de hoje onde será o comitê eleitoral do partido, na Avenida Mato Grosso, 5.151.

O partido vai oficializar a candidatura de André Puccinelli ao governo do Estado e as alianças com PFL, PSDB e com outros partidos menores. O PSDB também realiza a convenção hoje, no mesmo local, mas no período da tarde. O partido vai oficializar a aliança com o PMDB e lançar a candidatura de Marisa Serrano ao Senado, enquanto o PFL optou por fazer o encontro na sede do partido, na Rua 7 de setembro, 2.277, no período da manhã. O presidente regional da sigla, deputado federal Murilo Zauith, será indicado para assumir a candidatura a vice-governador em aliança com o PMDB.

Também realizam convenções hoje os dois partidos que mais foram disputados por Delcídio e Puccinelli no período que antecedeu as convenções. PDT e PL agora vão apoiar o peemedebista e oficializam a posição hoje. O PDT reúne-se a partir das 14 horas na sede do partido, na Rua Rodolfo José Pinho, 272, no Jardim São Bento. Os pedetistas vão dar apoio informal a Puccinelli, pois estão impedidos de se coligar oficialmente por terem candidato à presidência da República.

O PL realiza a convenção a partir das 15 horas na Assembléia Legislativa. O partido, assim como o PDT, faz parte do governo Zeca do PT, mas vai deixar os cargos que ocupa, segundo o presidente da sigla, Londres Machado. Os liberais vão oficializar uma aliança com o PMDB e o PSDB.

Ontem, foi realizada a convenção estadual do PPS para homologar a coligação com outros 12 partidos, apoiando oficialmente a candidatura do pré-candidato ao governo do Estado, André Puccinelli (PMDB). Durante o evento, que se realizou na sede do partido na Rua 14 de Julho, foi anunciada a aliança com PSDB, PFL, PL, PRTB, PSC, PMN, PTC, PTdoB e PAN. O PV também pode fazer parte da coligação, que será oficializada hoje à tarde após a convenção regional da sigla. O PPS terá oito candidatos nas próximas eleições, sendo que três disputarão vagas na Câmera Federal e outros cinco lutam por cadeiras na Assembléia Legislativa.

O PT também faz convenção hoje, no clube União dos Sargentos, no período da tarde. O partido vai tornar oficiais as candidaturas de Delcídio do Amaral (PT) ao governo do Estado e de Egon Krakhecke ao Senado. O PSB, partido que tem o deputado estadual Sérgio Assis como dono da candidatura a vice-governador na aliança com o PT, realiza a convenção no período da manhã.

O PTB, presidido pelo senador Antônio João, realiza a convenção no período da manhã na sede do partido, na Avenida Afonso Pena, 3.724. Os petebistas vão oficializar o apoio à candidatura de Delcídio, sendo que a vice-presidente do PTB Mulher, Márcia Rodrigues, também estava entre as cotadas para disputar a vaga de candidata à vice na chapa do PT, mas o partido decidiu abrir mão em favor do PSB.

O pequeno PSL, que estuda lançar o ex-deputado federal Sérgio Cruz como candidato ao governo, realiza a convenção no período da manhã, na Rua Rodolfo Andrade Pinho, 634, no bairro Taveirópolis. Ontem Cruz informou que não é definitiva a candidatura e que o partido pode optar por uma aliança com outros pequenos partidos para apoiar a candidatura de Delcídio do Amaral.

Outro que também estuda lançar candidatura própria é o PSDC. As negociações dentro partido estão adiantadas e, segundo o pré-candidato ao governo, Elizeu Amarilha, não há possibilidade de abrir mão da disputa em favor de coligações. A convenção está marcada para o período da manhã e será realizada na sede do partido na Rua 14 de julho, 1.843.

 

 

Mídia Max