26 de agosto de 2004 - 07:07

Paraná bate "mistão santista" na Sul-Americana

O Paraná bateu o Santos por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Estádio do Pinheirão, em Curitiba (PR), na estréia das duas equipes na Copa Sul-Americana.

A equipe do técnico Gilson Kleina abriu vantagem de um gol para o jogo de volta, previsto para ocorrer na Vila Belmiro, no dia 4 de setembro. O vencedor do confronto geral enfrenta o Flamengo, nos dias 15 e 22 de setembro (a segunda partida terá o mando da equipe carioca).

O Santos foi a campo em Curitiba sem seus principais jogadores. Vanderlei Luxemburgo preferiu poupá-los para a continuidade do Campeonato Brasileiro, prioridade do clube na temporada.

Fernando abriu o placar para a equipe paranaense aos 31min do primeiro tempo. Marcinho empatou o jogo oito minutos depois.

O gol da vitória do Paraná saiu aos 13min do segundo tempo, e foi marcado por Maranhão.

O destaque negativo da partida foi o estreante Zé Elias. Além de fazer uma péssima partida, com seguidos erros de passe, o volante fez um pênalti não marcado pelo árbitro, deu um soco no jogador do Paraná e ainda tomou o cartão amarelo.

O Jogo

O primeiro tempo começou muito devagar. Aos 4min, Flávio deu chute despretensioso para a frente, a zaga paranista bobeou e Basílio quase aproveitou para abrir o placar.

No entanto, o lance que poderia indicar um jogo movimentado foi somente um espasmo de lucidez. Nos primeiros minutos da partida, o Paraná justificou sua última colocação no Campeonato Brasileiro, e no Santos, alguns reservas mostraram porque não têm chances no time titular.

O Santos só voltou a ameaçar aos 20min. Basílio deu belo toque para Marcinho, que driblou a zaga, ficou cara-a-cara com o gol e chutou em cima do zagueiro. Na volta, Bóvio soltou a bomba e Flávio fez a defesa parcial.

William tentou pegar o rebote e acertou de forma violenta o goleiro do time do sul.

Aos 28min, Zé Elias agrediu com um soco o meia Cristian, do Paraná. Dois minutos depois, o estreante da noite tentou sair jogando, Cristian roubou e enfiou para Fernando. O meia paranista só teve o trabalho de chutar e abrir o placar no Pinheirão.

A reação do Santos não demorou, e sete minutos depois a equipe empatou o jogo. Marcinho correu com a bola dominada e da intermediária acertou um lindo chute no ângulo de Flávio, que nada pôde fazer para evitar o empate santista.

Aos 47min, o Paraná teve a melhor chance para tirar a igualdade do placar. Edinho recebeu boa bola na esquerda e cruzou na medida para Fernando, que chutou para fora, com muito perigo.

O Santos começou melhor o segundo tempo e quase virou o jogo aos 5min, com Basílio. O veterano atacante recebeu na esquerda, tirou o zagueiro e bateu firme no canto esquerdo de Darci. O goleiro paranista fez bela defesa e mandou para escanteio.

E se o Santos não desempatou, o Paraná fez o trabalho. Fernando enfiou para Edinho na esquerda, que cruzou na cabeça de Maranhão, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.

O time paulista teve uma ótima oportunidade de igualar o marcador aos 18min. Flávio cruzou na cabeça de William, que perdeu o tempo da bola e errou uma cabeçada fácil.

O Santos só voltou a ameaçar aos 29min. Em cobrança de escanteio, Domingos subiu mais que a zaga paranista e quase empatou o jogo.

Dois minutos depois, o atacante William perdeu mais um gol feito. Zé Elias arrancou pelo meio e tocou na medida para o atacante, que conseguiu chutar por cima e muito longe do gol, jogando fora a última chance do Santos na partida.