25 de agosto de 2004 - 17:49

Rainha esperado em festa dos 20 anos do MST em Itaquiraí

O líder e fundador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), José Rainha poderá vir ao Mato Grosso do Sul para participar da festa em comemoração aos 20 anos do MST e aos 5 anos do assentamento Tamakavi, em Itaquiraí, a 345 km de Campo Grande. A data prevista é o dia 28 de agosto. Segundo um dos coordenadores da festa na região, Carlos Ferrari nesta tarde Rainha deverá confirmar se vem ou não já que no estado de São Paulo haverá vários atos pela reforma agrária, em função do aniversário do MST.
O assentamento Tamakavi tem 3 mil hectares e lá, vivem 190 famílias, segundo Ferrari. A produção de arroz, feijão, mandioca e leite fazem parte do sustento dos assentados. O local foi escolhido para a comemoração dos 20 anos do movimento social por coincidir com o 5º ano do assentamento.
Durante a festa que começa às 14h30 do dia 28 haverá uma apresentação dos alunos da escola do assentamento. São 40 estudantes. Está marcada para às 15 horas a ‘carroceata’ – concurso da carroça mais enfeitada. Os prêmios serão celas, palheiras, implementos para o meio de transporte utilizado na área rural
O ato político está marcado para às 16 horas com a possível presença de José Rainha, do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro Júnior e políticos da região. A festa com churrasco está marcada para começar às 17 horas, às 19 horas show com a dupla sertaneja Zequinha e Zeninha. No dia seguinte, às 8 horas deverá ocorrer o torneio de vaca leiteira, onde será premiado o dono do animal que mais produz leite, um dos principais produtos do assentamento. À tarde a festa em comemoração ao aniversário do MST e de Tamakavi encerra com campeonatos de futebol e truco.
 
 
 
Campo Grande News