25 de agosto de 2004 - 15:37

Chuva pode agravar doença da banana em Mato Grosso do Sul

 

Em Mato Grosso do Sul, 80 hectares de banana maça estão contaminados com a sigatoka negra, um fungo que ataca principalmente as folhas da bananeira. São disseminadas pelo vento, roupas, caixas e rodas dos caminhões. Segundo o fiscal federal de agropecuária da DFA/MS (Delegacia Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Humberto Fernandes Pregelli, a chuva pode agravar ainda mais a doença para outras plantações. “A umidade do ar e a chuva deve contribuir para o avanço da doença nas bananas de Mato Grosso do Sul”, explica.

Para comercializar o produto, os produtores terão de utilizar fungicida. Humberto ressalta que para controlar a doença é necessária a pulverização de toda a plantação infectada, mas que devido ao alto custo a maioria dos produtores ficará impedido, já que o gasto pode não ser coberto pelo preço comercial da banana.

Conforme Pregelli, uma banana infectada com a doença apresenta 11 mil formas de propagação da mesma. O fiscal informa ainda que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em breve vai definir uma portaria estabelecendo normas para o trânsito da fruta, visando que outras áreas não sejam contaminadas.

 

Mídia Max