2 de julho de 2004 - 17:33

Começam as contratações para o HU de Dourados

O HU (Hospital Universitário) de Dourados poderá, em breve, realizar um atendimento de 24 horas à população. A afirmação foi feita pela diretora superintendente do HU, Dinaci Vieira Marques Ranzi, que disse que a Prefeitura de Dourados já está efetivando a contratação de mais 152 servidores para atuarem no hospital. O funcionamento do HU só está acontecendo através de uma parceria entre o governo federal, o Governo popular de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Dourados.

Atualmente o HU funciona apenas 12 horas por dia, o que limita o atendimento à população. Com os recursos dos governos federal e estadual, a prefeitura está tendo condições de estender esse atendimento para 24 horas, além de disponibilizar cerca de 100 leitos para pacientes, o que deverá desafogar o atendimento feito por outros hospitais da região.

Em abril de 2003, a Secretaria de Saúde transferiu para o HU o atendimento das especialidades médicas, que antes eram centralizadas no PAM, que não tinha estrutura física adequada para o atendimento aos usuários, não comportando a demanda que necessitava do atendimento médico. "No início tivemos muita dificuldade. A opinião pública achava difícil o acesso ao hospital e os profissionais reclamavam da distância. Aos poucos fomos nos estruturando, qualificando os serviços, chegando a realizar mais de 25 mil atendimentos/mês, e vencemos as barreiras, mostrando que um bem tão valioso como esta estrutura não poderia ficar desativada, já que o município necessitava de um espaço para centralizar o atendimento médico", explicou Dinaci Vieira Marques Ranzi.

Para Maria da Silva, residente no bairro Água Boa, o atendimento deverá melhorar com a ampliação dos serviços. “Eu sempre fui muito bem atendida aqui no Hospital Universitário e acho que agora isso deve melhorar. Tem muita gente doente que encontra dificuldades hoje para ser atendida no Hospital Evangélico. Agora muitos que vão para lá poderão ser atendidos aqui”, afirmou.

Vanessa Lóes, residente no Jardim Márcia, elogiou o atendimento que recebe no HU. “Eu já precisei vir aqui outras vezes, e sempre fui muito bem atendida. Eu estou torcendo para que o Hospital Universitário possa começar a atender 24 horas. Quando isso acontecer vai ser mais tranqüilo para todo mundo”, declarou.

O funcionamento pleno do HU foi retardado devido a uma questão jurídica. O Ministério Público entrou com uma ação na justiça tentando impedir a contratação dos 152 servidores, alegando que eles deveriam ser contratados através de um concurso público. A Prefeitura de Dourados esclareceu que o concurso não poderia ser realizado porque os servidores estão sendo contratados em caráter temporário, já que o HU só ficara um ano sob a administração da Prefeitura. Após esse período o HU deverá ser repassado para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para que possa funcionar plenamente como Hospital Universitário. No final da tarde de ontem (01.07) uma decisão judicial garantiu a contratação temporária dos servidores, que já começou a ser efetuada.
 
 
APN