25 de agosto de 2004 - 14:10

Itaporã exporta peixe para a Suíça

Inaugurado em outubro do ano passado o Frigorífico Mar & Terra de Itaporã deu início ontem ao processo de exportação de peixes para o exterior. O primeiro país estrangeiro a receber peixe de Itaporã é a Suíça. Ontem saiu a primeira remessa, de 7,5 toneladas de filé de tilápia, o que representa 10 mil quilos do peixe inteiro.
De acordo com o gerente da empresa, João Lorena Campos, a meta é exportar para a Suíça, a partir de setembro, algo em torno de sete toneladas de filé de pintado, equivalente a 20 toneladas do peixe. O pintado é criado nos tanques da própria Mar & Terra.
As tilápias são adquiridas em tanques de Mato Grosso do Sul, de piscicultores de Mundo Novo e Nova Alvorada do Sul, cabendo a industrialização e exportação do produto para a Mar & Terra, que hoje gera 50 empregos diretos em Itaporã e tem a previsão de aumentar consideravelmente nos próximos meses as vagas de trabalho.
A intenção da empresa é fortalecer parceria com piscicultores da região de Itaporã, gerando renda e lucratividade para proprietários rurais. "A piscicultura não deixa de ser uma atividade nova, por isso estamos nos esforçando para expandir a produção e valorizar as propriedades mais próximas; queremos estruturar cada vez mais estas parcerias", disse João Campos.
Ainda este ano o Mar & Terra vai participar de uma feira nos Estados Unidos, para que, em breve, também esteja pronta para fazer exportações aos estados americanos. No ano que vem a empresa participa de uma feira no Japão onde estará concretizando negócios prevendo exportações.
 
Dourados Agora