25 de agosto de 2004 - 11:19

Todos os moradores da zona rural terão energia elétrica

A Prefeitura de Deodápolis, através da secretaria municipal de Viação e Obras Públicas, sob a responsabilidade do secretário Ivaldo Cordeiro Costa, mediante um esforço concentrado, acaba de aderir ao Programa Luz Para Todos, programa que vai atender todos os proprietários e moradores da zona rural com energia elétrica.

         Este programa deverá ser colocado em prática ainda no transcorrer deste ano. O Programa Luz Para Todos, do Governo Federal/Eletrobrás, executado pelo Ministério de Minas e Energia, já está em andamento no Estado do Mato Grosso do Sul, onde 20.350 famílias devem ser atendidas, num total de 82.619 pessoas beneficiadas.

         Ao todo, no Mato Grosso do Sul, serão investidos cerca de R$ 133 milhões. Para a implantação do programa no estado, o Governo Federal/Eletrobrás está arcando com 75%, sendo 35% correspondente a financiamento concedido pelo Governo Federal através da Eletrobrás. O governo do estado arcará com 10% dos recursos investidos e as concessionárias Enersul e Elektro com 15%. Não será cobrada a participação de outros agentes ou dos consumidores que serão beneficiados.

         Para o secretário municipal de Viação e Obras Públicas de Deodápolis, Ivaldo Cordeiro, “o programa do Governo Federal chega num momento oportuno, principalmente tendo em vista que o município necessita concluir os fechamentos de alguns trechos de eletrificação rural ainda existentes”, ressalta Cordeiro. As ligações elétricas serão realizadas através da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul, sendo que as orientações com respeito a realização deste trabalho serão feitos através da Prefeitura Municipal, que vai colaborar e orientar as pessoas interessadas em receber a instalação de energia elétrica que se cadastrem na empresa de energia. Apenas as pessoas que solicitarem a instalação serão atendidas.

         O secretário Ivaldo Cordeiro afirma também que, “para receber a luz, o interessado deve apenas fazer o pedido direto à empresa de energia elétrica que atua no município”. Quem estiver inscrito no Programa Bolsa Família, do Governo Federal, além da instalação de energia elétrica até a porta de casa, recebe também a instalação de três pontos de luz e duas tomadas de energia dentro de sua casa.
 
Fátima News