25 de agosto de 2004 - 10:59

Trabalho contra tabagismo é reconhecido pelo Inca

O sucesso do trabalho de combate ao vício de fumar desenvolvido pela Secretaria de Gestão Pública recebe, nesta sexta-feira (27), reconhecimento pela iniciativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com o secretário Alberto de Mattos de Oliveira, o trabalho realizado dentro da Secretaria tem como objetivo principal melhorar a “qualidade e vida do servidor e conseqüentemente a produtividade”.

A cerimônia de entrega do troféu e Certificado de Honra ao Mérito será realizada nas dependências Inca, às 9h30 (horário de Brasília), na cidade do Rio de Janeiro. O secretário Alberto de Mattos irá receber o troféu e representando a Secretaria de Estado de Saúde, participará do evento a Coordenadora do Programa Estadual do Tabagismo, Silvana Fontoura Dorneles.

O trabalho, pioneiro dentro do governo, tem o apoio da Secretaria de Saúde e da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e, inicialmente, está sendo executado somente na Secretaria de Gestão Pública.

Primeiramente foi feito um levantamento dos fumantes existentes dentro do órgão, dos 36 identificados, 25 se dispuseram a participar dos grupos de apoio que são conduzidos por psicólogos e assistentes sociais. As reuniões são realizadas em durante o horário de trabalho e até mesmo em horário de almoço. “Tivemos um grande sucesso, tendo em vista que, metade dos que participam do programa já pararam ou estão em processo de parar de vez com o vício. Neste primeiro grupo foram identificadas pessoas que desenvolveram doenças em virtude do vício do cigarro”, destaca Alberto.

O desafio a partir de agora, conta o secretário, é levar o trabalho para outras secretarias. “Até aqui os resultados são muito positivos. Nosso objetivo é estender esta experiência para todas as secretaria. Ainda estamos trabalhando neste projeto piloto e a nossa esperança é de que o reconhecimento, que estamos recebendo do Inca, venha a motivar outros gestores a tomarem esta iniciativa. Pois, uma mudança de hábito, reflete na qualidade de vida do servidor”, disse.
 
 
 
Agência Popular