24 de agosto de 2004 - 10:35

Sigatoka Negra contamina 12 hectares de plantação em MS

Duas propriedades próximas à cidade de Pedro Gomes apresentaram focos do fungo Sigatoka Negra nas plantações de bananas. Um total de 12 hectares estão contaminados com a praga. Segundo as informações do Gerente da Área de Defesa e Vigilância Vegetal do Iagro, Sabino Lima Lobo, em várias propriedades do Estado foram feitas coletas das bananas. As amostras foram encaminhadas para a Delegacia Federal da Agricultura em Campo Grande, para a Embrapa de Manaus e para a Escola de Agronomia de Cruz das Almas, na Bahia.

Conforme o gerente, na Capital os exames apontaram até o momento os dois focos na região de Pedro Gomes. Os exames enviados aos outros laboratórios não foram repassados ao Iagro. Ele explicou que não existe a possibilidade de todas as plantações comerciais de MS estarem contaminadas. As duas áreas onde foi constatada a existência do fungo serão interditadas. Depois será feito o corte das plantas, passado um herbicida e incineradas as bananeiras.

Lobo disse que a Iagro e a Delegacia de Fazenda da Agricultura, que representa o Ministério da Agricultura no Estado, estão criando um plano emergencial para combater a Sigatoka Negra e não deixar a praga se alastrar por outras localidades onde existem plantações de bananas.
 
RMT Online