24 de agosto de 2004 - 07:43

Famasul discute febre aftosa no Paraguai

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Léo Brito, acompanhará amanhã a reunião com autoridades de defesa sanitária animal brasileiras e paraguaias, no país vizinho, para confirmar se a doença que acometeu o rebanho do Paraguai é realmente a IBR ou se mais uma vez trata-se de febre aftosa. Também estarão presentes na reunião a CNA Confederação da Agricultura), Cindam (Conselho das Industrias), DFA (Delegacia Federal da Agricultura) e a Iagro.

A comitiva brasileira parte do Aeroporto Internacional de Campo Grande às 8 horas (a reunião esta marcada para às 10 horas em Pedro Juan Cabalero). Vários Sindicatos Rurais da fronteira de Mato Grosso do Sul e do do Paraguay, devem participar do encontro com autoridades do Paraguaias e Brasileiras.

Segundo Brito, existe uma expectativa muito grande de que o Paraguai finalmente sincronize as ações de defesa sanitária de uma forma transparente e que abra a fiscalização da fronteira. “Este será um evento decisivo para a sanidade do rebanho brasileiro. Acreditamos que as autoridades do Brasil e do Paraguai de forma definitiva decidirão que sobressaltos, sustos, não cabem numa pecuária moderna e numa relação comercial como a do mercosul”, afirma.

 

Mídia Max