24 de agosto de 2004 - 07:36

Rodrigo Pessoa zera percurso e equipe de hipismo vai a final

O cavaleiro Rodrigo Pessoa zerou o percurso na primeira passagem do concurso de saltos por equipes do hipismo nos Jogos Olímpicos de Atenas, nesta terça-feira, no centro hípico Markopoulo, e classificou o time nacional para a final, chamada Copa das Nações, que será disputada ainda hoje, às 16h (de Brasília). A disputa valeu também pela competição individual, que começou no domingo.

Em Atlanta-96 e Sydney-2000, o Brasil conseguiu a medalha de bronze por equipes.

Montando Baloubet du Rouet, Pessoa não cometeu nenhuma falta e terminou o trajeto dentro do limite de tempo de 96 segundos. O ginete entrou na pista sob pressão, já que foi o último brasileiro. "Sempre sobra para mim, já estou acostumado", comentou.

Antes, Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, montando Countdown 23, perdeu oito pontos, com duas faltas, mesmo desempenho de Bernardo Alves (Canturo).

Luciana Diniz-Knippling, montando Mariachi, foi pior brasileira e fez três faltas, além de ter estourado o tempo, perdendo 13 pontos --resultado descartado.

Com os resultados, o Brasil terminou a primeira passagem no 7º lugar, com 16 pontos --os dez primeiros avançaram. A melhor equipe foi a Alemanha (quatro), seguida por Holanda e EUA (ambos com oito).

Na abertura da competição individual, no domingo, os resultados brasileiros foram modestos. Bernardo Alves obteve a 11ª colocação. Rodrigo Pessoa e Luciana Diniz-Knippling ficaram no 31º lugar, e Doda foi o brasileiro pior classificado, em 47º.
 
 
 
Folha Online