23 de agosto de 2004 - 14:58

Ministério enviará doses para revacinar gado de MS

 

Desde a última sexta-feira 60 técnicos do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estão na região de fronteira do Brasil com o Paraguai onde foi detectado o vírus que causa IBR (Rinotraqueites Infecciosa Bovina), doença que apresenta lesões parecidas com as da febre aftosa.

A doença infectou o rebanho bovino de propriedades localizadas no departamento de Canindeyú, no Paraguai, região próxima a quatro municípios de Mato Grosso do Sul, onde os técnicos do Iagro estão fazendo a revacinação de 400 mil animais. As cidades são: Aral Moreira, Paranhos, Sete Quedas e Coronel Sapucaia.

De acordo com o secretário estadual de Produção e Turismo, José Antônio Felício, o Estado conta com 150 mil vacinas para imunizar o gado; outras 250 mil doses serão encaminhadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Ainda como medida preventiva o secretário afirmou que poderá suspender a importação de carne desossada do Paraguai, alertando que se isso for decidido o maior impacto será para a economia paraguaia já que o Brasil quase não consome a carne vinda do país vizinho.

 
 
Mídia Max