2 de julho de 2004 - 15:43

Genérico contra Aids que combina três drogas é eficaz

Um medicamento genérico que associa três anti-retrovirais em um só comprimido se mostrou "eficiente e simples", segundo os autores de um estudo que será publicado na edição deste sábado (3) da revista "The Lancet".

"Ficou claro que o medicamento é eficaz e bem tolerado", declarou o diretor da ANRS (Agência Nacional de Pesquisas sobre a Aids da França), Michel Kazatchkine, referindo-se aos testes clínicos com 60 pacientes em estado avançado da doença, acompanhados em dois hospitais do Camarões.

Eles foram tratados com um medicamento genérico comercializado com o nome de Triomune, associando três anti-retrovirais: a lavimivudina, a estavudina e a nevirapina.

De acordo com os pesquisadores, após seis meses de acompanhamento, 80% dos pacientes apresentaram uma carga viral mínima, idêntica à observada com os tratamentos tradicionalmente usados nos países desenvolvidos.

"Dezenas de milhares de pessoas no mundo", principalmente na Índia, Tailândia e África já foram tratadas com esta triterapia genérica, informou Eric Delaporte, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, que coordenou o estudo.

Entretanto, sua eficácia não havia sido cientificamente comprovada até este estudo.

Segundo o pesquisador, os médicos da organização Médicos Sem Fronteiras também confirmaram que o tratamento, que é US$ 15 mais barato, foi bem aceito pelos doentes.

"Não há no momento mais razões científicas para se opor à utilização deste medicamento", insistiu Kazatchkine. "É uma questão política", acrescentou.

"Os genéricos têm desempenhado um enorme papel para reduzir os preços" dos laboratórios farmacêuticos, lembrou Kazatchkine, e o Triomune deve levar estas empresas a produzir um tipo de medicamento similar.
 
Folha Online