23 de agosto de 2004 - 08:35

Daiane é outra estrela brasileira colocada à prova

O Brasil pode comemorar nesta segunda-feira a sua segunda medalha de ouro em Atenas. Depois de ver alguns de suas maiores esperanças em Atenas tropeçarem, o País assistirá à apresentação de Daiane dos Santos na final do solo, modalidade na qual a brasileira é a melhor colocada no ranking mundial.

É a primeira vez em toda a história que o Brasil sonha em conquistar uma medalha na ginástica. Daiane dos Santos inovou com o salto duplo twist carpado, batizado pela Federaação Internacional com seu nome. Antes de Atenas, a gaúcha conquistou vitórias em etapas da Copa do Mundo e se credenciou para rivalizar com americanas e européias, as grandes estrelas do solo.

As maiores adversárias de Daiane na final devem ser a romena Catalina Ponor e a chinesa Fei Cheng, respectivamente primeira e segunda colocadas na prova de classificação. A brasileira chegou à final com a terceira melhor nota, depois de cometer alguns erros em sua apresentação.

Havia a dúvida se Daiane executaria na final todos os movimentos que a consagraram como uma das melhores ginastas do mundo. Depois de passar por uma cirurgia no joelho, a brasileira tinha problemas para fazer o duplo twist esticado, sua maior arma.

"Nos últimos três dias executei o duplo twist estendido e o duplo twist carpado e vou usar os dois na série final", prometeu.

Daiane será a primeira ginasta a se apresentar. "Só vou me preocupar em fazer o melhor. Depois da minha apresentação é que vou me preocupar com as notas das outras", disse.

Confira a ordem de apresentação das ginastas na final desta segunda-feira:

1) Daiane dos Santos (Brasil)
2) Patricia Moreno (Espanha)
3) Fei Cheng (China)
4) Kate Richardson (Canadá)
5) Catalina Ponor (Romênia)
6) Mohini Bhardwaj (Estados Unidos)
7) Alina Kozich (Ucrânia)
8) Oana Bam (Romênia)

 

 

Terra Redação