20 de agosto de 2004 - 15:07

Mova vai alfabetizar 26.643 pessoas este ano no Estado

 

Este ano, o Governo Popular vai conseguir superar novamente a meta de alfabetização estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O primeiro passo já foi dado, com o apoio expressivo da maioria das prefeituras e organizações não-governamentais, a Secretaria de Estado de Educação (SED) cadastrou 26.643 pessoas para o programa Brasil Alfabetizado Mova-MS Esse número é 6,1% acima da meta definida pelo MEC, de 25 mil alfabetizados.

As últimas semanas foram de intenso trabalho para a equipe do Mova-MS responsável pela preparação e envio de documentação dos alfabetizandos para o MEC. O secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, agradeceu o empenho de supervisores, alfabetizadores, técnicos e administrativos, e destacou a ampla adesão da sociedade, sobretudo das prefeituras, para acelerar a alfabetização de jovens e adultos.

“Novamente o poder público e a sociedade se juntam nessa grande missão de cidadania, que é dar oportunidade de aprender a ler e escrever a milhares de sul-mato-grossenses. Tenho certeza que, como em 2003, quando alfabetizamos mais de 43 mil pessoas, teremos sucesso este ano, uma vez que já começaremos vencendo o primeiro desafio ao cadastrar mais do que previmos. Podemos dizer, com toda certeza, que em oito meses, as mais de 26 mil pessoas que serão alfabetizadas pelo Mova-MS terão novas perspectivas de vida.”

A superação da meta por Mato Grosso do Sul teve o reconhecimento do Ministério da Educação. Na segunda-feira 16, após o recebimento dos cadastros, o diretor de Educação de Jovens e Adultos do MEC, Timothy Ireland, parabenizou a SED e a equipe do Mova-MS pelo trabalho.

 

Mídia Max