20 de agosto de 2004 - 15:00

Ipea projeta crescimento do PIB maior que 3,5% no País

 

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) projeta para esse ano crescimento econômico superior aos 3,5% previstos anteriormente. Os dados sairão na edição de setembro do Boletim de Conjuntura. O presidente do Ipea, Glauco Arbix, informou que "todos os dados preliminares indicam um desempenho intenso de diversos setores, sugerindo que a economia deve crescer acima do previsto".

Arbix não arriscou um percentual exato, "porque as informações ainda estão sendo cruzadas", mas garantiu que não há como o crescimento não ser superior aos 3,5%. "Estamos hoje observando o movimento da economia brasileira que nos deixa bastante otimista. Não vejo no horizonte próximo nenhum dado mais poderoso que nos levaria a abrir mão de uma projeção maior do PIB brasileiro".

O presidente do Ipea citou fatores externos como o fato de o aumento dos juros americanos, hoje em 1,5% ao ano, se dar de maneira gradual, o que possibilita ao Brasil se prevenir quanto a possíveis fugas de investidores para os Estados Unidos. Falou também da retomada da economia da Europa e no Japão. No caso das recentes altas do petróleo, ele comentou que a economia só será abalada se houver uma "hipercrise" no setor.

Sinais de crescimento também podem ser vistos nos dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho. Em julho houve 202 mil contratações com carteira assinda, elevando para 5,3% o crescimento do número de contratações em comparação com o mesmo período do ano passado.


Agência Brasil
iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");