19 de agosto de 2004 - 16:59

Najaf é alvo de intensos bombardeios

Aviões dos Estados Unidos, supostamente AC-130, bombardearam na noite de hoje (horário local) posições dominadas por milicianos xiitas na cidade sagrada de Najaf, no Iraque. Enquanto os bombardeiros se mantinham em atividade por cerca de uma hora, veículos blindados se dirigiam à área de batalha perto do santuário do imã Ali e de um antigo cemitério, onde estão entrincheiradas as milícias do chefe radical xiita Moqtada Al-Sadr.

Uma grande nuvem de fumaça se levanta na área onde rebeldes leais ao clérigo radical Moqtada Al-Sadr estão em confronto com soldados norte-americanos há duas semanas.

As explosões decorrentes do bombardeio, que duraram mais de 30 minutos, foram ouvidas a diversos quilômetros de distância. Moradores afirmaram que o brado islâmico "Allahu Akbar" (Deus é o maior) podia ser ouvido nos alto-falantes instalados na mesquita do imã Ali.

Os AC-130 podem disparar canhões de 105 milímetros e metralhadoras pesadas. Os combates acontecem apenas algumas horas depois que o primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, lançou um ultimato às milícias para depor as armas e abandonar Najaf.