19 de agosto de 2004 - 14:50

Aprovado parcelamento do crédito agrícola

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) obteve uma vitória para o produtor rural, com a aprovação do mecanismo de custeio estendido para a próxima  safra.

A proposta aprovada na 2º reunião da Câmara Temática de Financiamento e Seguro do Agronegócio realizada nesta quarta-feira, em Brasília, possibilita  que o débito seja pago pelo produtor em quatro parcelas, divididas em período de até 90 dias depois de encerrada a colheita.

Segundo Ari Basso, vice-presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e presidente da Comissão de Agricultura de Ma to Grosso do Sul, o pagamento em uma parcela era impraticável. “Na verdade, nós (CNA e Famasul) pleiteávamos o parcelamento em cinco vezes, mas as quatro parcelas já atendem nossa necessidade”. De acordo com Basso, o custeio estendido evita a pressão da indústria sobre o produtor, forçando a venda abaixo do preço esperado.

O custeio estendido havia sido proibido desde junho, quando o Banco Central editou a Resolução 3.208, de 24/06/2004, na qual os produtores de soja poderiam solicitar apenas o custeio tradicional, com pagamento da dívida em uma só vez, tão logo encerrada a colheita.

De acordo com informações divulgadas pela CNA, o presidente da Comissão Nacional de Crédito Rural da CNA, Carlos Sperotto, que fez a proposta à Câmara Temática, afirmou que, no caso da adoção do custeio tradicional , haveria forte oferta na época de colheita, pois os produtores teriam de vender rapidamente o produto para pagar a dívida contratada com os bancos, o que iria derrubar os preços.

 

Esperotto ressaltou que, sem a necessidade de quitar a dívida de uma só vez o produtor terá mais tranqüilidade para vender sua produção, dando maior estabilidade aos preços de negociação de soja na colheita do próximo ano.

A Câmara Temática faz parte do Conselho do Agronegócio (Consagro), órgão consultivo vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Famasul