19 de agosto de 2004 - 14:30

Mangabeira surpreende e vai à final dos 100 m borboleta

O brasileiro Gabriel Mangabeira foi a grande surpresa das semifinais dos 100 m borboleta dos Jogos Olímpicos de Atenas. Nesta quinta-feira, o nadador se classificou para a decisão da prova ao marcar 52s33, quarto melhor tempo de sua bateria e quinto no geral.

Com a marca, Mangabeira também estabeleceu o novo recorde sul-americano da distância. Ele foi o segundo brasileiro a se classificar para uma final individual no masculino em Atenas, depois de Thiago Pereira, quinto colocado nos 200 m medley.

O melhor tempo das semifinais foi do norte-americano Michael Phelps. Com 51s61, ele estabeleceu o novo recorde olímpico da prova, pouco depois de ter vencido a final dos 200 m medley. O ucraniano Andriy Serdinov, vencedor da primeira bateria, já havia feito o recorde da competição, com 51s74.

O norte-americano Ian Crocker, recordista mundial da prova, fez o terceiro melhor tempo das semifinais, com 51s83. O russo Igor Marchenko veio logo em seguida, com 52s32, apenas um centésimo à frente de Gabriel Mangabeira.
 
 
 
Folha Online