19 de agosto de 2004 - 08:13

Ministra Marina Silva demonstra preocupação com Pantanal

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez visita de reconhecimento no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A ministra atendeu a um convite dos secretários de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Marcio Portocarrero e de Mato Grosso, Moacir Pires, para discutir projetos referentes ao Pantanal. A reunião foi realizada na região da Serra do Amolar, a Ministra chegou no final da manhã e retornou à 16 horas a Brasília.

Um dos assuntos discutidos foi o Programa Pantanal, ficou definido que o recurso previsto para este ano será redirecionado para o diagnóstico estratégico ambiental de Corumbá, que dará suporte ao pólo gasquímico e ao pólo mínero-siderúrgico.

Outro assunto discutido foi o aumento nas áreas desmatadas no Pantanal. Marina Silva sugeriu que seja formado grupo técnico entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para padronizar os procedimentos relacionados ao desmatamento.

A ministra demonstrou preocupação com o desmatamento e com as queimadas na região, já que, durante o sobrevôo, foi identificada uma queimada na Serra do Amolar. Segundo o secretário Marcio Portocarrero, amanhã estará sendo enviado um avião agrícola para fazer o combate ao foco de incêndio. A próxima visita da ministra ao Estado ficou agendada para outubro e será de três dias, para visitar o Pantanal e Bonito.
 
APn