19 de agosto de 2004 - 08:05

Lula agradece à Seleção pelo "jogo da paz" no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi até os vestiários da seleção brasileira de futebol para agradecer a presença dos atletas no "Jogo da Paz". No amistoso, o Brasil derrotou o time do Haiti por 6 a 0. Cerca de 15 mil pessoas assistiram a partida no estádio Sylvio Cator, na capital Porto Príncipe.
 
Antes do jogo, dezenas de milhares de haitianos também acompanharam os comboios que levavam a seleção e o presidente para o estádio. As ruas da capital estavam lotadas e coloridas de verde e amarelo para a partida, que contou com a presença de astros como Ronaldo e Roberto Carlos.

"Essa é a maior missão de paz que o Brasil já assumiu", disse Lula, primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar o Haiti. Em junho, o Brasil assumiu a liderança da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para reconstruir o país mais pobre das América. "A ação das Forças Armadas do Brasil demonstra que a comunidade internacional confia na nossa capacidade de contribuir para a paz", afirmou o presidente.

O país caribenho, segundo de maior população negra na América atrás apenas do Brasil, teve seu presidente Jean-Bertrand Aristide deposto em fevereiro após revolta armada. Assim como os brasileiros, os haitianos são apaixonados pelo futebol e desse fanatismo nasceu a idéia de fazer o Jogo da Paz.

Após falar com os jogadores, Lula posou para fotos ao lado de soldados brasileiros que integram as tropas da ONU. Em seguida, o presidente Lula seguiu para o aeroporto internacional Toussaint Latorture e embarcou de volta a Brasília. Na comitiva presidencial também estão os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Esporte, Agnelo Queiroz.

Cooperação
O presidente Lula foi recebido na manhã de hoje em Porto Príncipe, no Haiti, pelo presidente haitiano, Bonifácio Alexandre, e pelo primeiro-ministro do país, Gérard Latortue. Na chegada, Lula disse que o Haiti precisa de mais investimentos para se desenvolver. "Na semana que vem, uma comissão interministerial brasileira vai vir aqui para avaliar áreas de cooperação e de investimento entre o Brasil e o Haiti", disse.

Latortue agradeceu a iniciativa de organizar o jogo da Seleção Brasileira, mas ressalvou que o Haiti precisa de muito mais. "Este jogo é um grande presente do Brasil para a população haitiana, mas é importante que também discutamos áreas de cooperação entre os dois países", disse Latortue.

Terra Redação