18 de agosto de 2004 - 16:33

Zé Teixeira defende o fim da exploração de terras em MS

O deputado estadual Zé Teixeira (PFL) voltou a defender nesta quarta-feira, o fim da exploração de terras destinadas à reforma agrária em Mato Grosso do Sul.

 

O deputado lamenta o fato de vários lotes de terra estarem sendo objeto do comércio ilegal por parte de terceiros,  beneficiando pessoas que nada têm a ver com o setor, inclusive, ex-corretores de imóveis, agentes públicos e até testas-de-ferro de políticos e empresários.

 

Zé Teixeira referiu-se a denúncias sobre vendas de lotes no Estado, apresentadas durante audiência pública sobre reforma agrária, ocorrida na segunda-feira, no plenário da Assembléia Legislativa.

 

“Sou contra qualquer tipo de especulação e formação de fazendas dentro de lotes distribuídos para fins de reforma agrária”, criticou o líder da bancada ruralista na Assembléia. “Há casos de propriedades ocupadas por pessoas que têm outros bens, isso é injusto”, acrescentou.

 

Ele defendeu ainda a manutenção das famílias que adquiriram um lote de terra para trabalhar, mesmo que estas pessoas não sejam os primeiros donos da área. 

 

“Quem está trabalhando, produzindo o seu próprio alimento mesmo com dificuldades para obter financiamento, é porque tem crédito, agora aqueles que estão explorando, têm de ser banidos da reforma agrária”, sentenciou.

 

Nesse caso, Zé Teixeira quer que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) crie uma comissão para vistoriar os lotes e aponte critérios para impedir que essas famílias sejam prejudicadas.

 

O deputado comentou que existem famílias que compraram suas áreas e ainda estão pagando prestações e, mesmo em dificuldades, continuam semeando, na esperança de colher o produto para seu sustento.

 

 

 

Assembléia Legislativa