18 de agosto de 2004 - 14:47

14 municípios querem exportar para a união européia

Mato Grosso do Sul tem um rebanho bovino estimado em 24 milhões de cabeças. O maior do país. Mas um terço - quase oito milhões - está vetado para o mercado europeu. É que esse gado está em quatorze municípios que ainda não tem o aval das autoridades sanitárias da união européia para exportação. Um veto que está sendo questionado, agora, pelos produtores.

Em entrevista ao Bom Dia Ms, o presidente do Sindicato Rural da Capital, Rodolfo Vaz Carvalho, disse que há alguns anos estes municípios atingiram metas para exportação e a classe produtora vem pleiteando a vinda da missão européia para fiscalizá-los e liberá-los .

Para o presidente, os municípios têm as condições ideais de fiscalização sanitária e de rebanho. Carvalho afirmou que os produtores ficaram indignados recentemente quando a missão européia esteve no Brasil e não veio ao estado.

A solução foi encontrada em reunião do Dia do Homem Pantaneiro, em Corumbá, que disse que poderia fazer uma missão junto com representante do Ministério da Agricultura. A intenção é que os produtores rurais do Estado sigam para Bruxelas para conversar e negociar a vinda da missão européia especifica no Estado.

Os produtores aguardam agora oficialização do convite. Rodolfo Vaz Carvalho afirmou que a região dos 14 municípios tem 1/3 do rebanho no Estado e se tivesse abertura para a exportação poderiam até ter frigoríficos credenciados, pois a Europa é o maior mercado comprador da carne de Mato Grosso do Sul.
 
RMT Online