18 de agosto de 2004 - 10:47

Murilo condena veto de Lula que impede consultas ao Siafi

Brasília, 18 – O deputado Murilo Zauith (PFL-SP) criticou duramente hoje a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que assegurava aos congressistas acesso irrestrito ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal. O veto presidencial bloqueia ainda as consultas dos parlamentares a outros seis sistemas que gerenciam recursos e informações, como gastos do Executivo federal.

“Depois de tentar controlar o Ministério Público, a imprensa e os funcionários públicos,     o Palácio do Planalto investe agora para impedir os parlamentares, em particular os da oposição, de investigarem os gastos e outros atos do governo Lula”, reagiu o parlamentar pefelista.

Zauith afirmou que o Congresso tem a obrigação de derrubar o veto de Lula à LDO. A seu ver, a decisão do presidente é um delírio autoritário que cassa o direito de os parlamentares investigarem o governo. Ele destacou também que, se o Legislativo não derrubar o veto, o PFL vai recorrer à Justiça para restabelecer o direito dos deputados e senadores ao acesso irrestrito ao Siafi e aos outros sistemas de informações.

Após destacar que a fiscalização dos atos do Executivo é competência do Legislativo, o deputado lembrou que o artigo vetado por Lula se repete todos os anos na LDO. “No governo passado, o PT sempre utilizou o Siafi para fiscalizar  como quis o governo e agora cassa o acesso dos parlamentares ao sistema”, condenou o parlamentar. Assessoria.
 
 
Fátima News