17 de agosto de 2004 - 17:52

Safra de soja americana interferem diretamente nos preços

A partir desta semana, no site da Famasul, o produtor rural terá acesso a boletins semanais de análise do mercado de soja americano. Segundo a economista Adriana Mascarenhas, as oscilações da produção americana interferem diretamente na quantidade produto brasileiro destinado ao mercado externo e no preços e por isso são de grande interesse ao produtor.

 

Ela explica que até o final deste mês agosto podem haver alterações na produção dos EUA  devido às previsões de interferências climáticas que podem prejudicar a colheita, a exemplo do que ocorreu no ano passado, neste período.

“Se houver uma quebra na safra americana, o produtor brasileiro será beneficiado, pois diminuirá a oferta do produto. Já se a colheita deles for boa, vai resultar numa queda maior de preços no nosso mercado interno”, explica Adriana.

 

 De acordo com a assessora, com a diminuição das  importações da China, os preços brasileiros tiveram uma queda considerável, comparando com o mesmo período do ano passado, e a previsão para os próximos meses ainda é de recuo nas exportações feitas pelo país.

 

Nos boletins semanais, produzidos pela assessoria econômica da Famasul, estarão disponíveis informações sobre as condições da safra nos dezoito estados americanos de maior produção.  Será feita uma classificação da qualidade dos grãos e a previsão da quantidade produzida. 

 

Para Adriana é imprescindível que o produtor rural esteja atento á essas condições de mercado, para poder fazer sua próprias previsões e se preparar adequadamente para que seu bolso não seja prejudicado com as oscilações do mercado.

 

Famasul