17 de agosto de 2004 - 10:09

Emprego na indústria sobe 0,5% em junho sobre maio

O emprego na indústria brasileira subiu pelo segundo mês consecutivo em junho, em 0,5% em relação a maio, que teve crescimento de 1,1%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Na comparação com junho de 2003, a taxa de emprego no setor cresceu 1,6%.

No ano, o emprego acumula leve alta de 0,1% e nos últimos 12 meses tem queda de 0,6%.

Quanto aos setores, os maiores impactos positivos partiram de máquinas e equipamentos, com alta de 13,7%, e alimentos e bebidas, com avanço de 3,6%. Por outro lado, entre as seis atividades que tiveram redução no emprego, sobressaíram vestuário, com queda de 9,7%, além de produtos de metal, com baixa de 7,4%.

Em referência às regiões, as principais expansões no nível de emprego vieram de Minas Gerais, com aumento de 4,6%, e São Paulo, com acréscimo de 1,1%. As principais influências nesses locais foram os setores de máquinas e equipamentos, que expandiram 22,6% o número de contratações, seguidas pelo ramo de alimentos e bebidas, com alta de 10,9%.

Já a indústria do Rio de Janeiro reduziu em 3,7% o número de funcionários, bem como Pernambuco, que apresentou queda de 5,8%. Segundo o IBGE, estes foram os únicos locais que tiveram resultados negativos no emprego.

 

Invertia