17 de agosto de 2004 - 08:07

Associação de documentaristas apóia criação da Ancinav

A criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav) é importante porque possibilitará mudanças que gerarão competitividade no setor audiovisual, tanto no mercado interno quanto no externo, afirmou o presidente em exercício da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD&C), Guigo de Pádua. Segundo ele, a Ancinav democratizará o acesso ao produto audio-visual. “Será positivo tanto para as produtoras e distribuidoras quanto para o público, que terá mais acesso a esse tipo de informação”, disse.

Pádua afirmou que a criação de uma agência como essa é uma reivindicação antiga da ABD&C e que o anteprojeto de lei elaborado pelo governo reflete as demandas do setor, mas ainda deve ser discutido pela entidade. “Eu já tive acesso ao documento e o conceito está bom, mas a ABD & C ainda não analisou nem discutiu. Há modificações pontuais a serem feitas e nós vamos começar a trabalhar nessa questão. Precisamos discutir a forma como essa agência será trabalhada”.

Nos próximos dias 29, 30 e 31, os membros da ABD&C realizarão uma assembléia na qual discutirão o projeto de lei da Ancinav, durante o 15º Festival Internacional de Curta Metragens, em São Paulo.
 
Agência Brasil