16 de agosto de 2004 - 17:23

SED e Sejel vão ampliar projeto de Xadrez nas Escolas

Ampliar e implementar o projeto Xadrez nas Escolas – que busca reduzir evasão, repetência e violência nas escolas estaduais – foi o objetivo da reunião que aconteceu hoje pela manhã no gabinete da Secretaria de Estado de Educação (SED), entre os secretários, Hélio de Lima, e Rodrigo Terra, da Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel).

Na primeira etapa do projeto piloto, que começou em outubro do ano passado, 40 professores de escolas estaduais da Capital participaram. Agora, as secretarias querem expandir a experiência a outras 40 escolas estaduais de Campo Grande e às três unidades educacionais de internação (Uneis).

Hélio de Lima citou que os resultados do Xadrez nas Escolas já podem ser notados. “Quando visitei a escola Vespasiano Martins, percebi o estímulo dos alunos e o interesse dos pais ao vê-los praticando xadrez. Projetos como esse são muito importantes porque acabam estimulando toda a sociedade. Nossa meta é ampliar aos poucos para todas as escolas”.

O projeto já beneficiou 4.800 alunos de 5ª a 8ª séries de 40 escolas. Para a ampliação, a equipe do Xadrez nas Escolas vai apresentá-lo aos professores das outras 40 unidades. “Iremos ampliar o Xadrez nas Escolas por adesão, por interesse de cada escola e, naquelas unidades que já foram contempladas, iremos fazer o acompanhamento para a continuidade do projeto. A idéia é incluir a proposta pedagógica do projeto na grade curricular”, informou a gestora da SED, Maria Ângela Bariani de Arruda Facchini.

O Xadrez nas Escolas é realizado em parceria com a Sejel, Federação de Xadrez de Mato Grosso do Sul e os Ministérios da Educação e dos Esportes. O secretário Rodrigo Terra afirmou que unir esporte e educação é importante para o desenvolvimento dos alunos.

Campeão russo
O secretário da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), Rodrigo Terra, confirmou a vinda do russo Anatoly Karpov a Campo Grande, no dia 26 de agosto. Campeão mundial de xadrez por 16 vezes, Karpov vai jogar 100 partidas simultâneas com alunos que fazem parte do projeto Xadrez nas Escolas.
A vinda do russo é para difundir a prática de xadrez entre os estudantes e faz parte das comemorações do aniversário de 105 anos da Capital. Karpov vai demonstrar toda sua experiência de enxadrista num evento no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes, a partir das 14h.

Cada escola deve indicar no máximo três alunos para a disputa. O ônibus que transportará os estudantes até o evento sairá às 12h, da praça do Rádio.
 
MS Notícias