16 de agosto de 2004 - 13:25

Brasil pode superar a Austrália em produção de algodão

O Brasil, em poucos anos, deverá tornar-se o terceiro maior produtor de algodão. A previsão é de Bill Dunavant, presidente da Dunavant Enterprises, a maior trader de algodão do mundo. Para ele, a Austrália, que é hoje o terceiro maior exportador de algodão atrás dos EUA e Uzbequistão, será ultrapassada pelo Brasil.


"O potencial do Brasil é enorme. A produção pode ser dobrada em dez anos e chegará a 10 milhões de fardos", afirmou. Dunavant acredita que metade desse volume será exportado. "O Brasil será, até 2014, o terceiro maior exportador mundial". Este ano o Brasil produzirá 5,7 milhões de fardos, sendo que 2 milhões serão destinados à exportação, de acordo com os dados do empresário. Já para o Departamento Agrícola dos EUA (Usda), o Brasil exportará 900 mil fardos em 2004.


A safra autraliana irrigada de algodão continua tendo mais qualidade que a brasileira, mas o Brasil está encurtando essa diferença rapidamente. "Este foi o primeiro ano que o Brasil produziu algodão com essa qualidade e a diferença dos preços é algo que os norte-americanos e os australianos terão de acompanhar de perto pois são bastante competitivos", apontou ele.
 
Gazeta Mercantil