16 de agosto de 2004 - 10:46

Judoca Leandro Guilheiro conquista 1ª medalha para o Brasil

O judoca Leandro Guilheiro, caçula da equipe brasileira, com 21 anos, venceu nesta segunda-feira Victor Bivol, da Moldávia, e conquistou o bronze na categoria leve (até 73 kg), a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Com o resultado, o Brasil manteve a tradição no judô olímpico. O esporte é o terceiro que mais rendeu medalhas ao país na história dos Jogos (dois ouros, três pratas e seis bronzes). Desde Los Angeles-84 os brasileiros sempre voltam para casa com pelo menos uma medalha.

Nos dois primeiros dias de disputa, no entanto, os quatro judocas brasileiros que foram ao tatame fracassaram na capital grega.

Diante de Victor Bivol, Guilheiro tomou a iniciativa da luta e contou com a falta de combatividade do rival. O judoca da Moldávia recebeu três punições, equivalentes a um wazari (pontuação média). Com mais um wazari por golpe, o brasileiro venceu o combate.

O judoca brasileiro estreou nesta segunda vencendo suas três primeiras lutas, contra o espanhol Kiyoshi Uematsu, o haitiano Ernest Laraque e o polonês Krzysztof Wilkomirski. Nas quartas-de-final, no entanto, perdeu para o francês Daniel Fernandes, vice-campeão mundial, por wazari, e acabou indo para a repescagem.

Na repescagem, o brasileiro venceu o isralense Yoel Razvozov na primeira luta e passou por David Kevkhishvili, da Geórgia, na segunda, credenciando-se para a disputa do bronze.
 
Folha Online