16 de agosto de 2004 - 09:35

Presos são algemados a sofá de delegacia em Dourados

Desde a semana passada está proibida - por decisão judicial - a permanência de presos sem condenação nas celas das delegacias de Dourados ou no Presídio de Segurança Máxima Harry Amorim Costa. Sem ter onde acomodar os novos infratores, a polícia está mantendo os presos algemados a um sofá.

Essa é a nova situação complicada para os delegados do primeiro Distrito Policial de Dourados. Quatro pessoas foram presas no fim de semana e, como as celas da delegacia estão interditadas e a penitenciária Harry Amorim Costa não pode receber presos sem condenação eles vão ter que ficar algemados no sofá. Agentes vão ter que cuidar desses presos. Na semana passada, os delegados da Polícia Civil fizeram uma reunião com o juiz para negociar uma alternativa a falta de locais para prender as pessoas em Dourados.

O diretor da Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul, Luis Carlos Telles afirmou na semana passada que o problema poderá ser minimizado com a conclusão da penitenciária de Naviraí e de Dois Irmãos do Buriti. Mas o prazo para que as obras sejam concluídas é para daqui a quatro meses. Por enquanto, os delegados de Dourados vão ter que usar o sofá que também não comporta um número muito grande de presos.

Integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil informaram que sob o ponto de vista legal, as duas decisões do juiz corregedor Celso Schuch estão corretas e não podem ser questionadas. A OAB espera uma solução política para a situação.
 
 
 
RMT Online