16 de agosto de 2004 - 08:45

Iagro capacita profissionais e técnicos em ovinocultura

 Para melhorar o desempenho da ovinocultura em Mato Grosso do Sul a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal (Iagro), vai realizar na próxima sexta-feira, dia 20, a partir das 8 horas, no auditório do órgão, localizado na Avenida Filinto Müller n° 1146, em Campo Grande, um curso de manejo e produção de ovelhas.

O evento, que até então estaria voltado para o treinamento da equipe técnica do Iagro, que está sendo capacitada para trabalhar nas agências do interior, vai estar aberto para a participação de produtores e estudantes interessados no assunto. As vagas são limitadas em 50 participantes. O responsável pelo treinamento é o zootecnista e diretor técnico da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), Márcio Armando Gomes de Oliveira.

Especialista em ovinocultura, Márcio de Oliveira vai abordar assuntos que vão desde a formação do rebanho, manejo reprodutivo, nutricional e sanitário até projeção de como é a parte funcional de uma propriedade voltada para a criação de ovinos – tais como sistema de produção e instalações.

“Estamos passando pela experiência de ver muitos produtores interessados em conhecer um pouco e mais e até de investir na ovinocultura aqui no Estado. Trabalhamos para fortalecer essa cadeia e ter esse retorno é muito gratificante. Por isso houve o interesse, por parte do Iagro, em parceria com a escola de qualificação rural da Universidade Federal de MS (Equali), de trazer um profissional habilitado para estar capacitando mão de obra que, direta ou indiretamente, vão contribuir cada vez mais com a disseminação dessa atividade”, acrescenta a sub-coordenadora do Programa de Ovinocaprinocultura do Iagro, Ana Paula Felício.

CRESCIMENTO - Anteriormente vista como uma cultura de subsistência a ovinocultura vem surpreendentemente se expandindo no Estado, agregando valor e já se tornou uma cultura com sustentabilidade própria. Os interessados são tantos que vários núcleos de produtores estão sendo implantados e até uma nova portaria está sendo criada para regulamentar a atividade.

De acordo com o secretario executivo da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura vinculado a Secretaria de Estado da produção e do Turismo (Seprotur), Carlos Barros Leite Júnior, “a aprovação dessa nova portaria vem de encontro com a necessidade de uma maior padronização da produção. Isso significa dizer que a partir de agora a criação de ovinos e caprinos está regulamentada trazendo mais segurança para todos os criadores e também consumidores, o que significa dizer que a partir de agora todos os envolvidos vão sair ganhando”, comenta.

 

Agência Popular