16 de agosto de 2004 - 08:05

Incêndio no Pantanal atinge duas áreas na divisa de MS e MT

Um incêndio iniciado nesse final de semana atinge duas RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) no Pantanal na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As áreas são a Penha e a Acorizal, no lado sul do Parque Nacional do Pantanal. As causas do incêndio ainda não são conhecidas. Uma das hipóteses é a de que tenha tido origem nas fazendas e comunidades do outro lado da serra.

De acordo com o coordenador do Previ-Fogo em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, a área atingida pelo incêndio fica ao norte do Estado e é de difícil acesso. Ele informou ainda que não há brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) de MS auxiliando no combate ao fogo. Yule disse que o incêndio teve início, provavelmente, nesse final de semana e que não há estimativas do tamanho da área afetada.

As duas RPPNs pertencem à ONG mato-grossense Ecotrópica. Essa não é a primeira vez que as RPPNs da Ecotrópica são atingidas por incêndios. Há três anos, o fogo se alastrou e atingiu também o Parque Nacional do Pantanal, que fica do lado mato-grossense da confluência dos rios Paraguai e São Lourenço. Não está descartado o risco de o fogo atingir o Parque Nacional do Pantanal, área de reserva federal com 133 mil hectares.

 

Folha Online