14 de agosto de 2004 - 10:57

Governo cria coordenadoria de educação especial na SED

O Governo Popular criou na Secretaria de Estado de Educação (SED) uma equipe para reforçar o trabalho e garantir a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, cumprindo a legislação pertinente e atendendo a demanda crescente.

O decreto nº 11.675, publicado hoje no Diário Oficial do Estado, traz mudanças na estrutura administrativa da SED, que ganha duas novas coordenadorias: a de Educação Especial, vinculada à Superintendência de Políticas de Educação (Suped), e a de Finanças, vinculada à Superintendência de Apoio Administrativo e Operacional (SUAOP).

Segundo a gestora Vilma Vitoratto, com a Coordenadoria de Educação Especial, o governo “fortalece muito mais o serviço que já vem sendo feito, facilita a implementação da política de inclusão e atende a demanda crescente a cada ano”. No último ano, Mato Grosso do Sul registrou um crescimento de 68% no número de alunos especiais nas escolas públicas e privadas, enquanto no Brasil o incremento foi de apenas 30,6%.

A inserção dos alunos especiais na rede regular cresceu a partir da vigência da resolução número 2, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, que instituiu diretrizes e assegura dessa parcela da população à educação básica, em todas suas etapas e modalidade.

A resolução determina, no seu artigo segundo, que os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento dos alunos especiais. Com a Coordenadoria de Educação Especial, os projetos para a área ampliam suas chances de obtenção de recursos.
 
 
Agência Popular