14 de agosto de 2004 - 07:19

Judô brasileiro fracassa no primeiro dia de disputa

Terceiro esporte que mais medalhas rendeu ao Brasil na história dos Jogos Olímpicos (dois ouros, três pratas e cinco bronzes), o judô viu os dois representantes do país que lutaram neste sábado serem eliminados dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Alexandre Lee, da categoria ligeiro (-60kg), perdeu logo na primeira luta para Armen Nazaryan, da Armênia, por wazari (golpe inferior somente ao ippon, que é o equivalente ao nocaute do boxe).

Como Nazaryan não conseguiu chegar às semifinais --perdeu em seguida para o iraniano Masoud Haji Akhondzade--, Lee não poderá disputar a repescagem para tentar a medalha de bronze.

A mesma situação viveu a brasileira Daniela Polzin, da categoria ligeiro (-48kg). Ela foi derrotada na estréia pela chinesa Feng Gao, por ippon (pontuação máxima). A chinesa, no entanto, também não conseguiu chegar às semifinais --perdeu para a francesa Frederique Jossinet-- e eliminou a brasileira.

Desde Los Angeles-84 os brasileiros sempre voltam para casa com pelo menos uma medalha no judô.

Em Atenas, o Brasil tem time completo de homens e cinco mulheres. A equipe tem dois medalhistas olímpicos: Carlos Honorato, prata em Sydney-2000, e o meio-leve Henrique Guimarães, bronze em Atlanta-96.

Único brasileiro apontado como favorito pelo site da Federação Internacional de Judô, o médio Carlos Honorato estréia na quarta-feira contra o argelino Khaled Meddah. Seus principais rivais, o holandês Mark Huizinga --que o derrotou na final de Sydney-- e o sul-coreano Hee-tae Hwang, atual campeão mundial, ficaram do outro lado da chave e só podem cruzar o caminho do brasileiro em lutas por medalhas.
 
Folha Online