13 de agosto de 2004 - 14:49

Delegação entra em estádio olímpico de Atenas

A cerimônia de abertura dos Jogos de Atenas começou com a noite na Grécia nesta sexta-feira no estádio Olímpico. São 70 mil espectadores assistindo ao evento no local, entre torcedores, autoridades e celebridades esportivas e artísticas. Estima-se que quatro bilhões acompanham a festa pela televisão.

Após a apresentação de um vídeo com imagens da Grécia no telão do estádio, músicos entraram em cena, tocando instrumentos de percussão gregos e dando início à festa. Um foguete foi atirado na água que cobre o centro do gramado e acendeu os cinco anéis olímpicos com 52 metros de circunferência cada.

Trabalham no evento, oito mil voluntários, com o apoio técnico de dois mil profissionais da organização do Comitê Olímpico Atenas 2004 (ATHOC), coordenado por Gianna Angelopoulou Daskalaki. O diretor artístico dos Jogos de Atenas é Dimitris Papaioannou.

Atletas brasileiros de 13 esportes participam da festa

Nem todos os 246 atletas brasileiros que disputam a competição estão no Olympic Indoor Hall, ginásio no complexo do estádio, esperando para desfilar com as outras delegações. Participam do evento, as equipes de boxe, esgrima, ginástica rítmica, concurso completo de equitação, judô, natação sincronizada, remo, saltos ornamentais, tênis de mesa, vela, vôlei de praia, handebol e vôlei, masculina e feminina destes últimos três esportes.

A delegação brasileira foi a 31ª das 202 a entrar no estádio para o desfile. Em sua sexta participação nas Olimpíadas, o velejador Torben Grael é o porta-bandeira.

- Apesar de ser uma estréia, estou tranqüilo - disse Torben pouco antes do início da cerimônia.
 
Globo Online