13 de agosto de 2004 - 14:43

Blecaute nos EUA que afetou milhões em 2003 pode se repetir

O blecaute nos EUA que afetou 50 milhões de pessoas completa amanhã, sábado, um ano com o risco de se repitir devido à falta de investimentos e à sobrecarga da rede elétrica.

Na noite de 14 de agosto de 2003, um falha no estado de Ohio provocou um efeito dominó que se estendeu pelo noroeste dos EUA e sudeste do Canadá, provocando o maior blecaute da história do país, que durou quase quatro dias em alguns lugares.

O blecaute mostrou as grandes deficiências do sistema elétrico dos EUA e expôs a sobrecarga pela falta de linhas e a ausência de um sistema que evite a propagação em cadeia de uma falha na rede elétrica.

Um sistema de comunicação eficiente teria permitido que Ohio obtivesse de outra central os 2.000 megawatts que precisava e, com isso, o que o blecaute não teria se propagado garantiu um investigador da Comissão de Serviço Público de Michigan, Paul Proudfoot.

Em um relatório apresentado nesta semana, o senador democrata por Nova York, Charles Schumer, destacou outro grave problema do sistema: a ausência de uma entidade reguladora com autoridade suficiente para obrigar as empresas a prestar um serviço eficiente.

O sistema elétrico americano está sem regulamentação desde 1992, o que deixou nas mãos das empresas o cumprimento de alguns padrões de qualidade que, em qualquer caso, são voluntários.

A empresa First Energy, responsável pela falha elétrica que causou o blecaute, não cumpria com esses padrões, segundo o último relatório elaborado pelas autoridades americanas e canadenses.

Nos últimos 12 meses, as autoridades se esforçaram para promulgar medidas e recomendações que solucionassem essas deficiências, mas o cumprimento das empresas não foi satisfatório.

Com isso, o risco de um novo blecaute por sobrecarga continua em muitas regiões dos EUA, entre elas Nova York, por causa das deficiências na rede.

O relatório do senador Schumer indica que o investimento em manutenção das linhas de transmissão caiu 30 por cento na última década, o que revela a negligência das companhias que exploram o serviço.

Na sua opinião, as empresas estão mais preocupadas em aumentar o lucro conseguindo novos clientes, sem garantia que a rede elétrica seja capaz de sustentar um aumento na demanda do serviço.

Por isso, Schumer propôs a criação de uma agência federal com autoridade para impor o cumprimento das medidas de modernização e de renovação da rede propostas pela administração.

Com isso, seria possível acabar com a "antiquada" rede elétrica americana, como descreveu o presidente George W.Bush dias depois que 50 milhões de americanos ficaram sem luz.

O blecaute do ano passado causou em Nova York prejuízos milionários e agravou a crise econômica que a cidade sofria como conseqüência dos atentados de 11 de setembro de 2001.

O corte no abastecimento lembrou aos nova-iorquinos o caos vivido durante os ataques, com milhares de pessoas nas ruas tentando sair de Manhattan e o transporte público e os acessos aos túneis fechados.

Além disso, o blecaute bloqueou o sistema de telefonia fixa e celular, os altos edifícios de Manhattan ficaram sem elevadores e ar condicionado e muitos sem água potável.

Depois disso, a compra de geradores para casas e empresas tornou-se para os nova-iorquinos uma medida de prevenção necessária, segundo as últimas estatísticas de venda desses aparelhos, que aumentaram notavelmente desde então.
 
EFE