13 de agosto de 2004 - 13:32

Governo capacita 600 alunos em cursos profissionalizantes

Começa na segunda-feira, 27 novas turmas nos 17 cursos de capacitação profissional, gratuitos, promovidos pelo governo do Estado no Cepef (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima) e gerenciados pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov). Serão capacitados cerca de 600 alunos.

São 1.458 pessoas que se inscreveram entre os dias 5 e 20 de julho. A seleção de candidatos foi feita através de um questionário socioeconômico, informou Élcio Bispo dos Santos, gerente de Educação Profissional da Escolagov. “Ao analisarmos o questionário, a preferência é dada aos menos favorecidos", explicou o gerente.

Lígia Marina dos Santos, de 21 anos, fez o curso de informática em 2003, no Cepef, e foi empregada por uma empresa em Campo Grande. “Foi bom ter feito o curso, hoje eu tenho noção do que é e-mail, já trabalho com isso e na minha vida pessoal também me organizo melhor", explica a ex-aluna.

Elizete de Matos, de 28 anos, trabalha no departamento pessoal em uma empresa que comercializa programas dessa área. Ela fez o curso de Departamento Pessoal no Cepef e três meses depois foi convidada para trabalhar na área. “Agora sei o que é departamento pessoal e posso desempenhar minhas funções aqui", disse Elizete.

Os cursos oferecidos são: eletricidade básica, inglês instrumental, organização de eventos camareiros, gestor ambiental, assistente administrativo, auxiliar departamento pessoal, auxiliar de contabilidade, vendas, informática básica, editoração avançada de texto, desenvolvimento avançado de planilhas eletrônicas, criação de home pages, banco de dados, auxiliar de departamento pessoal, auxiliar de contabilidade e informática básica especial.

Formação - Reconhecida como uma das saídas para acabar com o desemprego, a formação profissional é um dos investimentos do governo do Estado na Capital. Em 2003 foi inaugurado o Cepef e, neste mesmo ano, 50 alunos foram formados nos cursos oferecidos. Em 2004, já no primeiro semestre foram 336 alunos.

Na Capital há uma demanda de 40 mil pessoas pela qualificação profissional, o estudo foi feito pela equipe de educação profissionalizante. A estrutura do Cepef pode atender 650 alunos por dia, mas novas parcerias estão sendo fechadas para aumentar o número de atendidos.

Em julho de 2004, a Fundação Escola de Governo assumiu a gerência do Cepef através da assinatura do convênio com a Secretaria de Estado de Educação, com a interverniência da Secretaria de Estado de Gestão Pública. Com isso a formação profissional e o desenvolvimento do servidor público estadual ficaram sob o mesmo endereço: rua Antônio Vendas, 115, bairro Miguel Couto, em Campo Grande, com os telefones (67) 341-6007 e 349-0598.


Serviço

Inscrições para novos cursos serão divulgadas através do site da Escola de Governo (www.escolagov.ms.gov.br) e de impressos.
 
 
Agência Popular