12 de agosto de 2004 - 17:58

Recursos do FAT vão financiar produtores em MS

Os recursos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) estão escassos desde junho do ano passado. A procura por empréstimos tem sido muito maior que o montante disponível. A saída foi transferir dinheiro de outras fontes, como o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A autorização para a operação - depois de mais de um ano - saiu no início da semana.

Em entrevista ao Bom Dia MS, o superintendente do Banco do Brasil, Marcos Galles, disse que o Mato Grosso do Sul tem 23% dos recursos do FAT, no total de R$ 1,230 bilhão que serão destinados, exclusivamente, para os grandes produtores e grandes empresas. Não serão destinados recursos para micro e pequena empresa.

O superintendente disse que os recursos do FCO aportados no FAT tem diferença em relação aos recursos tradicionais que é a não existência do bônus de adimplência. Os recursos que ainda permanecem com o bônus serão destinados às micro e pequenas empresas, o bônus prevê 15% de abate na taxa de juros.

Todo aporte tem cronograma de desembolso até o mês de abril do ano que vem. O tempo de entrada para a liberação dos recursos, segundo o superintendente, pode durar de uma semana até 90 dias para projetos mais complexos.
 
RMT Online