12 de agosto de 2004 - 13:06

Resende destaca importância da aprovação da Hemobras

 

O projeto de lei que prevê a criação da Hemobras (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) foi aprovado na quarta-feira pela Câmara dos Deputados. Agora a matéria será enviada ao Senado Federal para votação em único turno. Para o deputado federal Geraldo Resende (PPS – MS), a aprovação da matéria é de grande importância para o país. “Atualmente, o Brasil importa a maioria dos hemoderivados que utiliza. Com a fábrica, a economia será significante”.

A expectativa é de que a redução chegue a 50% do valor gasto atualmente, estimado em US$ 120 milhões. Resende acredita também que com a Hemobrás o risco do aparecimento de “vampiros” irá diminuir. O deputado faz referência a prisão, no ano passado, de funcionários do Ministério da Saúde que fraudavam as licitações para compra do sangue. O escândalo demonstrou a fragilidade que existe na fiscalização do setor.

O deputado lembra ainda que, com a fábrica, o Brasil se tornará um dos países detentores da tecnologia de produção desses medicamentos. “Além de torná-lo independente, o país poderá, através de contrato, se transformar em exportador dos produtos”.

 

Mídia Max